Atualize-se Informativo

Recoletas do Teste do Pezinho: orientações para coleta e envio de amostras

Pela natureza do Teste do Pezinho - um teste de tria­gem - quando um valor encontrado para um determinado exame está fora dos valores de referência, torna-se neces­sária a solicitação de uma nova amostra para a confirmação desse achado. Cada determinação tem suas características especiais e, assim sendo, são solicitadas coletas de diferentes materiais biológicos, de acordo com a alteração encontrada.

No quadro abaixo, estão descritas as alterações e os ma­teriais solicitados com mais frequência para cada determina­ção. Entretanto vale ressaltar que antes de definir a amostra ideal, a equipe técnica do CTN realiza uma completa análise do resultado considerado “alterado”. Assim, e avaliando os dados do recém-nascido (prematuridade, peso, transfusão, entre outros), é identificado o material mais adequado para ser solicitado.

Esta tabela é apenas informativa, pois sempre que uma amostra tem resultado alterado para uma das determina­ções do Teste do Pezinho, nossa Assessoria Científica entra em contato com o laboratório, clínica ou médico solicitante a fim de orientar a respeito da amostra confirmatória ne­cessária.



Voltar